Dexaketo Lendas Dexaketo Você Sabia?

Papai Noel e Odin

Na tradição cristã, o Papai Noel é atribuído a São Nicolau, mas, em tradições pagãs do norte da Europa, a figura do Papai Noel tem forte relação com Odin, um dos principais deuses da mitologia nórdica. Para os nórdicos, Odin era o responsável por distribuir presentes durante o Yule, um festival que acontecia no solstício de inverno.

Uma das práticas no norte da Europa era a de colocar botas próximo de chaminés para que Odin deixasse um presente dentro delas para as crianças. Essa prática permaneceu em países germânicos, mesmo depois de serem cristianizados. A modernização da prática natalina no Hemisfério Norte transformou as botas em meias.

No mito nórdico, Odin cavalgava pelos céus no Sleipnir, o seu cavalo de oito patas. Já no mito moderno, o Papai Noel voa pelos céus no seu trenó puxado por renas. Odin também era representado como um idoso de barbas brancas. Além disso, a associação de Odin e São Nicolau tem relação com a proximidade das celebrações pagãs e cristãs. O Yule era comemorado por volta do dia 21 de dezembro, e o Natal cristão era celebrado no dia 25 de dezembro.

Muitos levantam a hipótese de que essa proximidade das duas celebrações tem relação com o processo de cristianização que as culturas pagãs sofreram na Europa e o processo de aculturação que elas sofreram do cristianismo.

Fonte: Mundo Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: