Dexaketo

Simplesmente Gaiato

A Última Final do Brasileirão

Em 2002, ocorreu o último Brasileirão com Fase Final, visto que à partir de 2003, o torneio passaria a ser disputado por Pontos Corridos e não mais alterado pela CBF.

A última decisão teve o luxo de ser um clássico paulista entre Santos e Corinthians. O Santos, que havia passado para o “Mata-mata” na 8ª colocação, ou seja, com a última vaga entre os classificados, chegou a Grande Final após e eliminar o Poderoso São Paulo de Kaká, líder absoluto na Fase Classificatória, e o Grêmio de Rodrigo Fabri, com destaque para o 3×0 no jogo de ida. Já o Corinthians, 2º colocado da 1ª Fase, e que vinha de título da Copa do Brasil daquele ano, superou o Atlético Mineiro, nas Quartas, com direito a um 6×2, e o Fluminense de Romário, nas Semifinais, mas graças à vantagem no empate no placar agregado, que o regulamento permitia aos melhores colocados na fase classificatória.

Na Grande Final, ambas disputadas no Morumbi, o Santos venceu na ida por 2×0, o que forçava ao Corinthians ter que vencer na volta pela mesma diferença para ser campeão.

No jogo decisivo, o Santos saiu na frente com um gol de pênalti de Robinho, após a histórica pedalada sobre Rogério. Com a torcida empurrando, o Corinthians ainda conseguiu virar o jogo com gols de Deivid e Anderson, já na reta final do jogo, colocando fogo nos minutos finais. Entretanto, o Santos conseguiu “revirar” o placar com gols de Elano e Léo, carimbando o título do Santos, o primeiro Brasileirão sem Pelé. Os meninos da Vila e de Emerson Leão entrariam para a história!

Ou seja, a Última Final do Brasileirão foi digna de um Brasileirão.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog