Após 40 anos, ou seja, desde que foi criado o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com o desfile das Escolas de Samba ocorrendo em 2 dias, teremos uma grandíssima novidade para 2025. Aprovado em reunião entre os Presidentes das 12 Escolas que compõem o Grupo Especial do Carnaval Carioca, o desfile passará a ocorrer em 3 dias. Além do Domingo e da Segunda-Feira, dias já tradicionais do calendário carnavalesco, a terça-feira também receberá desfiles do Grupo Especial. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (06/05), após longa negociação entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), patrocinadores, escolas e organizadores.
Segundo Gabriel David, presidente recém-eleito da LIESA, a iniciativa, busca viabilizar a redução no preço das arquibancadas e tornar os ingressos ainda mais acessíveis, além de proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes.
Assim, os desfiles de 2025 terão Unidos de Padre Miguel (Campeã da Série Ouro da LIGA RJ), Unidos da Tijuca (11ª de 2024) e Mocidade Independente de Padre Miguel (10ª de 2024) abrindo os três dias de evento.
Apesar da redução do número de escolas por dia (de 6 para 4), os desfiles se mantém com 70 minutos, em seu máximo de tempo, e iniciados às 22 horas, como solicitado pela Rede Globo.
A decisão de ampliar o número de dias divide a opinião dos sambistas. Muitos acreditam que isso atrapalhará os desfiles das escolas da Intendente e das Escolas-Mirins, e de o público acompanhar as 12 escolas . Já outros acreditam que isso facilitará o público em assistir todas as escolas do dia, visto o baixo número de pessoas no desfile das últimas escolas nos últimos anos, e impedirá de termos escolas desfilando com o sol nascendo.
Em meio a polêmica, a decisão já está tomada e não deve sofrer mudança. Além disso, não afetará o dia da apuração, que segue na Quarta de Cinzas, e o desfile das campeãs, que continuará ocorrendo no “sábado da ressaca”.
ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL 2024














Deixe um comentário