#SeGarante Dexaketo Cearense Dexaketo Cultura Dexaketo Entrevistas Dexaketo Interatividade

Entrevista com os Rimadores de Busão

Quem anda de ônibus em Fortaleza, com certeza, já os conhecem. Falo do grupo de improviso e rap, Rimadores de Busão. Nesta entrevista conheceremos um pouco mais do trabalho dos meninos, que estão espalhando arte e conhecimento em nossas viagens do dia-a-dia.

Quando começou o projeto?

O projeto começou no início da pandemia, no início era 2 Rimadores, mas com o tempo a gente foi ganhando notoriedade, e assim, sendo referência. Rapidamente, muitos artistas queriam saber como faziam pra entrar nessa modalidade de rima improvisada dentro do busão, então sempre teve essa proximidade, mas só denominamos o grupo “rimadores de busão” no qual criamos o @ e resolvemos levar além do busão. Hoje trabalhamos em eventos e palestras nas escolas públicas.

Qual a ideia principal dos Rimadores?

A ideia base é ganhar dinheiro nos ônibus, eventos e com a nossa imagem. Usar o busão como vitrine pra alcançar um público mais diverso que, consequentemente, ouvirão as nossas músicas, sendo uma das nossas metas principais. Todos somos músicos e compositores, então a gente vê o busão a oportunidade, para que possamos viver da nossa arte, viver de nosso talento. É difícil, mas com esforço é possível viver dela sim.

Vocês estão em quantos hoje e quem faz parte do projeto?

Somos 22 integrantes hoje: Sete Ton, Clauber, Pipa, Ailton, Jefim, Dumonte, lv, Saint lm, Baiano, Amyla, Xispe, Dr, Smolker, BL, Profeta, Deck, Deco, Ferraz, GR7, Davi CE, Marquin.

Quais as maiores dificuldades que vocês encontram?

Nossa maior dificuldade, posso dizer que é consigo mesmo, a gente precisa ser forte, lutar o dobro pra fazer esse trabalho na rua. Há muito preconceito, as pessoas nos ignoravam muito(no começo era mais). Ainda bem, que hoje, esse tipo de pessoas mais negativas são minorias, temos muitos admiradores, as pessoas esperam por nós nos ônibus, e isso é bastante gratificante.

Como funcionam as rimas, são 100% improvisadas ou possuem algum fio?

A base principal é a IMPROVISAÇÃO.

Como é a adesão dos passageiros durante as apresentações?

A gente aborda o próprio passageiro, ele é a figura principal da apresentação, tudo vira referência, bolsa, roupa, calçados, cor do cabelo, formato do rosto, a gente leva tudo pra um lado bem mais humorado no estilo cearense de ser.

As apresentações são exclusivas nos coletivos ou são feitas em outros lugares e quais seriam esses locais?

No início sim, as apresentações todas eram no busão, só que hoje, já somos convidados para grandes eventos, então a gente já consegue vender a nossa apresentação. A nossa dinâmica é voltada pra batalha de rima, poesia, música e o Freestyle que é o estilo livre de rimar.

Já descobriram rimadores durante as apresentações?

Sempre tem alguém que tenta roubar a cena né? (Risadas) Já sim, não necessariamente um RIMADOR, mas algum passageiro, ali, que se atreve a fazer uma rima de gracinha (risadas) as vezes isso é bom, mas as vezes também atrapalha.

Em resumo, como definir os rimadores.

Rimadores de Busão se resume em uma frase que é nossa. “Nada como um busão após o outro”, cada ônibus é uma história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: