Dexaketo Editorial Dexaketo Informação

Rússia Invade a Ucrânia – Começa a Terceira Guerra Mundial?

Na madrugada brasileira entre os dias 23 e 24 de Fevereiro de 2021, Vladimir Putin anunciou a entrada das tropas russas em território ucraniano. Inicialmente, o anúncio protocolava a invasão na região leste da Ucrânia, regiões consideradas independentes pelo governo Russo. Porém, as primeiras notícias de ataques, já relatavam que todas as regiões eram afetadas, inclusive a capital Kiev.

Não é de hoje, que Putin sonha em restaurar os territórios perdidos pela Rússia após a queda da União Soviética em 1991. Além disso, a aproximação da Ucrânia da União Europeia e da OTAN soou como uma provocação para o líder russo. O maior país do mundo não aceitaria ser provocado assim, e mesmo a Ucrânia sendo um país livre, podendo assim tomar decisões, que acredite ser as melhores para si, a Rússia não admitiria tamanha aproximação. O iminente ataque se tornou invasão, e as chances da invasão se tornar anexação é real.

Mas e aí? O Mundo Ocidental (OTAN) aceitará isso com os braços cruzados? Dificilmente. As soluções diplomáticas foram esgotadas. França e Alemanha buscaram um acordo com a Rússia, porém não ocorreu. A ONU também buscou soluções diplomáticas, mas nada houve, Nem mesmo as sanções impostas por EUA e Europa Ocidental foram capazes de fazer a Rússia recuar. As chances de uma resposta militar não é dada como certa, mas também não é descartada.

Terceira Guerra Mundial? Desde 1945, quando a Segunda Guerra encerrou, nunca tivemos uma situação tão crítica. Nem mesmo o episódio dos mísseis em Cuba foi tão crítico como agora, por um único motivo, é a primeira vez que um gigante ataca outro gigante dentro da Europa. Nem mesmo na guerra da Bósnia, que desencadeou no fim da Iugoslávia, no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, a situação era tão preocupante, visto que os gigantes não se envolveram com tanta efetividade . Os movimentos da OTAN e da China serão definitivos para sabermos se presenciaremos o caos, que seria uma Guerra Mundial.

O que fazemos? Rezamos! Pedimos que Deus cuide da gente, porque o cenário é terrível e tende a piorar! Que Deus nos salve e nos proteja! Que Deus cuide dos ucranianos e russos civis que nada tem a ver com esse conflito entre os que estão no poder! Que Deus cuide dos brasileiros e outros seres humanos que lá estão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: