Olodumarê o ser superior dos iorubás, que vive num universo paralelo ao nosso, conhecido como Orun, por isso Ele é também conhecido como Àjàlórún e Olórun Senhor ou Rei do Òrún, que através dos Orixás por ele criado, resolve incumbir funções e ações e um dos Orixás, por Ele criado, Orixalá, tem a função de criar e governar o futuro Aiê: a Terra, nosso universo conhecido.
Ele lhe entrega o Àpò-Iwá, a sacola da existência o qual contém todas as coisas necessárias para a criação, e é aclamado como Aláàbáláàse, Senhor que tem o poder de sugerir e realizar.
Não existe nenhum altar, nenhum assentamento dedicado a ele e nenhum filho ou filha lhe é consagrado. Olodumarê o ser supremo, é o Obá Orum, rei do céu.
Ele esta acima de tudo, onipresente, ele é Olorun Alagbara, o Deus Poderoso.
Olodumarê é o Deus Supremo.
Ele é onipotente, para Olodumarê nada é impossível, ele é o rei cujos trabalhos são feitos para perfeição.
Ele é imortal, Olodumarê nunca morre.
Ele é Onisciente, Olodumarê sabe tudo, não existe nada que possa se esconder dele, ele é sábio, tudo está ao seu alcance.
Diz a mitologia iorubá que Olodumarê junto com a criação do céu e da terra, trouxe para a existência as outras divindades Orixás, para ajudar ele a administrar sua criação, e a importância de cada divindade depende da posição dentro do panteão iorubá.


Deixe um comentário