Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Crítica sobre Pedra Sobre Pedra

Uma das maiores obras-primas da história da teledramaturgia brasileira! Pedra Sobre Pedra, de Aguinaldo Silva, é perfeita do primeiro ao último capítulo.

A novela usa o Realismo Fantástico de maneira primorosa. Qual mulher do Brasil não quis comer a flor de Jorge Tadeu? O vilão, o cínico Candido Alegria, fez um pacto com o cão e não morreu, mas virou Pedra.

Adamastor, o gay da história, teve um Final Feliz (Em 1992 é raridade, normalmente morriam). Sérgio Cabeleira que passou a novela fugindo da Lua, se entrega ao satélite no capítulo final. Leonardo Pontes e Marina Batista não permitem o amor deles não existirem, apesar da briga entre as famílias Batista e Pontes, casam-se escondidos e vivem intensamente esse amor por quase toda a novela. Ilda, que passou a novela sofrendo, engolindo as traições do marido, Murilo Pontes, não perdoa no fim, e vai viver sua vida.

Aliás, Murilo Pontes, o bichão das tapiocas, terminou só, sem a esposa, a amante e a mulher que amava. Todavia, o fim de Murilo Pontes e Pilar Batista é perfeito! Eles eram um casal, que na juventude foram enganados e assim, ao invés de alimentarem o amor, alimentaram a rixa entre as famílias. Em uma novela comum, ao descobrirem a verdade, seriam felizes para sempre, entretanto, o que os deixava feliz era a boa discussão sobre os assuntos da cidade. Eles se amavam odiar e assim foi no Final. Um ódio sincero, mas cheio de amor.

Todos os personagens foram bem desenhados e davam uma vida exuberante a cada cena. Uma novela curta, para a época, com “apenas” 179 capítulos (30 semanas no ar), mas escrita com maestria e executada com toda a beleza de um elenco arretado.

Uma novela que deixou o pudor de lado já na abertura, com as mulheres despidas desenho a natureza de Resplendor.

Se tem defeitos, eu deixei de lado. Uma obra perfeita, uma das melhores de todos os tempos!

Pedra Sobre Pedra é Uma Novela: ⭐⭐⭐⭐⭐

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog