Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Nadia Comaneci e o Primeiro 10 da Ginástica em Olimpíadas

Ela tinha apenas 14 anos quando surpreendeu o mundo. A hoje, denominada Ginástica Artística, à época denominada Ginástica Olímpica, jamais havia visto uma nota máxima em suas provas, até as Olimpíadas de Montreal em 1976.

A adolescente romena, Nadia Comaneci, não foi um azarã, chegou aos Jogos Olímpicos de Montreal como uma das estrelas da competição, visto os feitos que já havia feito em outros torneios como ganho o Europeu Sênior no ano anterior, com apenas 13 anos.

No dia 18 de julho de 1976, com sua apresentação nas barras assimétricas, alcançou a nota 10, tornando-se a primeira ginasta da história a conseguir atingir a perfeição. Uma nota que nem sequer os placares eletrônicos do Ginásio estavam preparados para exibir, não por culpa dos fabricantes, mas do próprio comitê organizador, que jamais imaginaria um 10 na Ginástica. Até o final daquele Jogos, Nadia colecionaria um total de sete notas 10, recorde absoluto, mudando de vez, o conceito da Ginástica no Mundo.  

Apenas em Montreal, Nadia conquistaria três medalhas de ouro (barras assimétricas, trave de equilíbrio e no individual geral), uma prata (por equipe) e um bronze (solo), não medalhando apenas no salto, aonde ainda terminaria em quarto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog