Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Associação entre a paixão e a motivação pela prática esportiva em escolares

RESUMO

Analisou-se a relação entre paixão e motivação pela prática esportiva em escolares. Os 173 participantes responderam um questionário sociodemográfico, a Escala de Motivação para o Esporte II e a Escala da Paixão. Utilizou na análise dos dados testes de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Pearson e análises de regressão múltipla. Os resultados evidenciaram que a paixão harmoniosa tem predição negativa sobre a regulação externa e positiva sobre regulação introjetada, identificada e intrínseca. Já a paixão obsessiva apresentou predição positiva sobre a desmotivação e regulação externa. Concluiu-se que a paixão harmoniosa está associada de maneira positiva com a motivação autônoma e controlada, enquanto a paixão obsessiva com a motivação extrínseca e a desmotivação.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

Autores: Gabriel Lucas Morais Freire, Kauany Maria Araújo Veras, Luis Paulo Melo de Souza, Ana Luiza Melo de Souza, Lenamar Fiorese e José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Ano 2024

Periódico: Pensar a Prática (UFG)

Referência:

LUCAS MORAIS FREIRE, Gabriel; MARIA ARAÚJO VERAS, Kauany; PAULO MELO DE SOUZA, Luis; LUIZA MELO DE SOUZA, Ana; FIORESE, Lenamar; ROBERTO ANDRADE DO NASCIMENTO JUNIOR, José. Associação entre a paixão e a motivação pela prática esportiva em escolares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog