Dexaketo

Simplesmente Gaiato

CARGA PSÍQUICA EM SITUAÇÕES DE JOGO: AVALIAÇÃO EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS DE VOLEIBOL INFANTO-JUVENIL

RESUMO

Em uma modalidade de ações de execução complexas como o Voleibol, uma série de fatores pode influenciar o desempenho de jovens atletas. Neste artigo estudamos quais situações de competição provocam mais estresse, através do teste de carga psíquica de Frester, com o objetivo de elucidar o ponto de vista dos atletas sobre essas situações. A amostra deste estudo foi constituída por 136 atletas de equipes Infanto-Juvenis (15 a 17 anos de idade) que disputam campeonatos no Estado de São Paulo, sendo 80
jogadores do sexo feminino e 56 do sexo masculino. Foram feitas a média, desvio padrão e distribuição de frequências das respostas. A comparação entre os dois grupos foi feita utilizando-se o teste-t de Student (p<0,05). Foi estabelecida também a correlação entre os rankings classificatórios das respostas em função dos gêneros (Coeficiente de Correlação de Postos de Spearman). A comparação dos resultados dos dois grupos indicou que “não”
existem diferenças estatisticamente significantes entre os gêneros. Analisando os grupos pelo ranking de respostas, encontrou-se uma altíssima correlação (rs=0,95; p<0,05), o que permite reafirmar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. As situações específicas de competição foram apontadas como as que ocasionam maior carga psíquica. A interação com o técnico é tida como fundamental, e houve uma percepção de que estar em boas condições físicas é algo favorável. Os conflitos entre componentes da equipe e a ansiedade também receberam destaque como fontes de carga psíquica. Este artigo traz algumas colaborações para orientar o tipo de conduta que técnicos, preparadores, dirigentes, pais e familiares podem ter para minimizar os efeitos de situações negativas e estressantes para esses jovens atletas.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

AUTORES:

Fábio Luiz Gouvea
Marlon Roberto Beisiegel
Dario Rocha da Fonseca Neto
Marcio Mario Artur de Oliveira
Marcelo Belém Silveira Lopes

Revista Salusvita

Ano 2004

Referências

GOUVEA, Fábio Luiz et al. Carga psíquica em situações de jogo: avaliação em equipes masculinas e femininas de voleibol infanto-juvenil. Salusvita, Bauru, v. 23, n. 1, p. 63-76, 2004.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog