Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Brasileirão 1960 – Taça Brasil

A Taça Brasil de 1960 foi a segunda edição de um torneio nacional de Futebol em Solo Brasileiro. A competição contou com a participação de 17 campeões estaduais, com a estreia de Sergipe e com o fim do status de Distrito Federal para o novo estado brasileiro, a Guanabara, já que naquele ano, Brasília foi inaugurada e a capital do país saiu do Rio para o novo DF.

O torneio foi dividido em três fases, todas em sistema eliminatório, ou seja, o velho e bom “mata-mata”, repetindo o sistema de 1959.

Na primeira fase, os clubes foram divididos em quatro grupos, Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na segunda fase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o título de campeão da Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul. A fase final foi disputada entre os campeões das Zonas Sul e Norte, além da inclusão dos representantes dos estados de São Paulo e Pernambuco, já nesta fase, visto que esses estados foram finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959.

Esta foi a primeira edição, a classificar o seu campeão para a disputa do campeonato nacional do ano seguinte.

O Palmeiras foi o Grande Campeão! O Maior Campeão do país ganharia o seu primeiro título ao vencer por 2 vezes, o Fortaleza. Destaque para o jogo de volta, quando para 40 mil pessoas, o Verdão confirmou a conquista da taça com um sonoro 8×2.

Partidas das Finais:
Fortaleza 1×3 Palmeiras – PV
Palmeiras 8×2 Fortaleza – Porcoembu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog