RESUMO
O objetivo do estudo foi monitorar a carga interna de treino em diferentes métodos de treinamento em jovens atletas de voleibol de praia. Participaram do estudo 16 atletas, sendo seis da categoria sub-15 e 10 da categoria sub-17. O estudo teve duração de seis semanas, com um total de 18 sessões de treinamento. Foram analisadas a percepção subjetiva de esforço (PSE) e o volume de treinamento em cada sessão dos protocolos experimentais. A intervenção foi realizada utilizando-se dos métodos analítico e situacional. A carga interna de treinamento reportada na semana três (p=0,008) e cinco (p=0,003) foram superiores ao da semana dois. Na comparação entre os métodos foi identificado maiores valores de carga interna na semana três no método situacional (p=0,016) em comparação ao método analítico. Conclui-se que a carga interna de treino dos atletas de voleibol de praia durante as seis semanas de treinamento foi similar entre os métodos analítico e situacional. Porém, quando as seis semanas foram divididas, observou-se na semana três que os atletas do método situacional reportaram maiores cargas internas de treino em comparação ao método analítico.
CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO
Autores: Raianne de Brito Grisi, Henrique de Oliveira Castro, Filipe Manuel Clemente, Ricardo Franco Lima, Gustavo De Conti Teixeira Costa e Gilmário Ricarte Batista
Revista Brasileira De Educação Física E Esporte
Ano 2023
Referência
Grisi, R. de B., Castro, H. de O., Clemente, F. M., Lima, R. F., Costa, G. D. C. T., & Batista, G. R. (2023). Monitoramento da carga interna de treino em diferentes métodos de treinamento tático-técnico de atletas de voleibol de praia. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37183069.


Deixe um comentário