Como “metido” que sou, resolvi publicar aqui, mais uma vez, a minha Seleção do Campeonato Brasileiro 2023. Para encaixar 4 dos 5 melhores do Campeonato, na minha opinião, coloquei a minha seleção no esquema 3-3-4. Provavelmente, isso não exista na prática, mas para demonstrar quem são os melhores desta edição, fiz assim. Desde já, menção honrosa para os laterais: Mayke (Palmeiras) e Piquerez (Palmeiras) , que não estão na lista, apenas porque não coloquei laterais.

Antes da seleção em si, o meu TOP 10 dos Melhores do Campeonato:

TOP 10 – BRUNO FUCHS (ATLÉTICO MINEIRO)

TOP 9 – MURILO (PALMEIRAS)

TOP 8 – WEVERTON (PALMEIRAS)

TOP 7 – ARRASCAETA (FLAMENGO)

TOP 6 – RAPHAEL VEIGA (PALMEIRAS)

TOP 5 – PAULINHO (ATLÉTICO MINEIRO)

TOP 4 – HULK (ATLÉTICO MINEIRO)

TOP 3 – ZÉ RAFAEL (PALMEIRAS)

TOP 2 – LUIS SUAREZ (GRÊMIO)

TOP 1 – ENDRICK (PALMEIRAS)

A escolha de Endrick como o melhor do campeonato leva em consideração, principalmente, o fato dele ter sido a peça-chave na virada do torneio! Se o Brasileirão tivesse seguido uma linha tênue, onde a gente considerasse o torneio de “cabo à rabo”, provavelmente, a lista, que cito abaixo deveria ter jogador do Botafogo, o Tiquinho Soares deveria ser o melhor do campeonato, porém um time que perde um título certo e fica 11 jogos sem vencer, não merece ter jogador nessa lista, por isso, não tem nenhum jogador do Botafogo.

Exatamente por levar o critério de “ser decisivo”, o mais importante, a lista tem vários jogadores do Palmeiras e do Atlético Mineiro, times que arrancaram e entenderam a importância da reta final. Os protagonistas do campeonato são os protagonistas da “virada histórica”. Não vou nessa de que tem que levar em consideração o que aconteceu da primeira rodada até a última, porque nada foi mais importante do que os acontecimentos das 11 últimas rodadas, nada foi mais impactante do que o 4×3 do Palmeiras em cima do Botafogo, em pleno Nilton Santos. Em um campeonato longo, não dá para ser tão algoritmizado! Fatores decisivos tem que entrar em consideração! Luís Suarez é um monstro, mágico, e sem Luis Suarez, o Grêmio não teria sido vice-campeão, mas se existe um nome que foi protagonista nesse Brasileirão é Endrick. 17 anos de idade e o cara da arrancada que levou o Palmeiras ao título.

A lista, no formato de Seleção:

GOLEIRO – WEVERTON (Palmeiras)

ZAGUEIROS – FUCHS (Atlético Mineiro), MURILO (Palmeiras) e BERALDO (São Paulo)

MEIAS – ZÉ RAFAEL (Palmeiras), RAPHAEL VEIGA (Palmeiras) e ARRASCAETA (Flamengo)

ATACANTES – LUIS SUAREZ (Grêmio), ENDRICK (Palmeiras), HULK (Atlético Mineiro) e PAULINHO (Atlético Mineiro)

TREINADOR – ABEL FERREIRA (Palmeiras)