O Brasileirão mais emocionante de todos os tempos teve um fim elétrico, emocionante e com um campeão que já se desenhava desde as últimas rodadas.

Um rápido parágrafo sobre os jogos que não valiam nada. O Goiás venceu o América na despedida das duas equipes da série A. O Corinthians superou o Coritiba e mostrou a importância de Romero para o elenco. Na arena Pantanal, o Cuiabá confirmou a melhor campanha de sua história ao meter a peia no Atlhetico Paranaense.

Na disputa contra o rebaixamento, emoção até o último minuto! Por diversos momentos da rodada, Bahia, Vasco e Santos sentiram o gosto amargo de estar no Z4, e olha que o Bahia fez 4 a 1 no Atlético Mineiro, e mesmo assim, correu o risco de cair até o último instante! O Vasco se viu no desespero, quando o Red Bull Bragantino alcançou o empate, porém o 2 a 1 fez o São Januário e ao delírio. O Vascão não desceu! Por outro lado, na Vila Belmiro, um Santos que tinha, como adversários, nas três últimas rodadas, clubes que não brigavam por nada (Fluminense Atlético Paranaense e Fortaleza), acabou conhecendo a trágica história de um rebaixamento, e o pior com um golaço de Lucero, do Fortaleza, aos 50 do segundo tempo. Um rebaixamento triste para um time do tamanho do Santos, porém um rebaixamento que veio sendo plantado nos últimos 3 anos. Um clube do tamanho do Santos não pode lutar contra rebaixamento em campeonato estadual e ficar de fora de uma Copa do Brasil. Em 2024, veremos a estreia do time de Pelé na segunda divisão.

Na briga pelo G4, só o Grêmio se deu bem! Na despedida de Luis Suarez, o tricolor gaúcho venceu o, já de férias, Fluminense por 3 a 2, com mais um show do pistoleiro, que até pênalti com cavadinha bateu. Com o resultado, o Grêmio, que acabou de subir da série B, terminou 2023, como vice-campeão da série A. Como já dito no parágrafo anterior, o Atlético Mineiro perdeu para o Bahia, porém garantiu a terceira colocação e com dois jogadores entre os principais nomes do torneio: Paulinho e Hulk… Ah ,se o Felipão tivesse chegado mais cedo, hein, torcedor do Galo? Já o Flamengo manteve a sina de ser freguês do Dorival Júnior. 1 a 0 para o São Paulo. O Flamengo garantiu o G4, graças a mais uma decepcionante partida do “ex-quase campeão” Botafogo. O glorioso ratificou o seu martírio, ao perder para o Internacional por 3 a 1 no Beira-Rio. O time que chegou a ter 14 pontos de diferença para o segundo colocado, quando era líder, encerra o Brasileirão indo apenas para pré-libertadores, e com uma sequência horrenda de 11 jogos sem Vitória. De líder absoluto a uma das maiores pipocadas do futebol brasileiro.

No Mineirão, o Palmeiras apenas confirmou o que a matemática não permitia até a rodada anterior. O verdão é Bicampeão Brasileiro, e ostenta agora 12 títulos do principal torneio de futebol do país, sendo disparado o time com a maior número de títulos do Brasileirão. No jogo da taça, 1 a 1 com o Cruzeiro, em um jogo onde as duas equipes apenas carimbaram o seu destino para 2024. Um verdão Campeão e um Cruzeiro na Sudamericana.

E assim encerramos o Brasileirão mais louco e gostoso de se assistir na era dos pontos corridos!