El Diário de Daniela (no Brasil O Diário de Daniela) foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida no Canal de las Estrellas entre 30 de novembro de 1998 e 16 de abril de 1999.
A trama tem Yolanda Ventura e Marcelo Buquet (que foi substituído por Gerardo Murguía) como protagonistas adultos, Daniela Luján e Martín Ricca como protagonistas infantis , Monika Sánchez como a antagonista principal e a participação especial de Leticia Calderón.
Foi exibida no Brasil pelo SBT, de 3 de janeiro a 24 de abril de 2000, cobrindo as férias da novela Chiquititas.
O Enredo conta as história de uma turma de pré-adolescentes e crianças comandada por Daniela Monroy, que tem apenas dez anos, mas conquista a todos com seu modo cativo de tratar as pessoas. Essa turma de amigos é inseparável. Além de seus amigos, Daniela possui um diário onde ela escreve todas as coisas típicas de uma menina em sua idade. Daniela ainda tem um amigo especial, um garoto fantasma que a ajuda em todos os momentos complicados pelo qual ela passa na novela.
A família de Daniela é formada por cinco pessoas. Henrique e Leonor são seus pais, Adélia e Joãozinho, seus irmãos. O amor, a união e a compreensão fazem da família Monroy, que é muito feliz, mas também tem problemas como todas as outras.
Leonor e Henrique são apaixonados mas apesar da felicidade, Leonor reclama da sua dedicação em tempo integral ao teatro, o que acaba provocando algumas desavenças entre eles.
Adélia é a filha mais velha, entre quinze e dezesseis anos, que tem a rebeldia e a ansiedade típicas da idade. Joãozinho, o caçula, é um garotinho encantador, mas muito travesso.
Daniela é o ponto de união dessa família. Carinhosa e sensível, ela se preocupa por todos e está sempre disposta a ajudar a família e os amigos.
A história dessa turminha se passa no interior do Teatro Principal, de propriedade do pai de Daniela, Henrique Monroy. No palco ou nos bastidores eles vivem intensamente no limite entre o real e o imaginário.
Fonte: Wikipedia