RESUMO
Este estudo teve como objetivo investigar os comportamentos antecipatório e de tempo de reação do goleiro. Para este fim foram analisados 50 chutes executados por jogadores de futsal. O tempo de resposta do goleiro a um chute foi analisado em relação ao resultado do chute, à zona da quadra e à distância entre o goleiro e o jogador que executou o chute. Os comportamentos de antecipação e tempo de reação do goleiro foram considerados, respectivamente, como aqueles executados abaixo e acima de 200 ms considerando o início do movimento do chutador e o início do movimento do goleiro. Os resultados mostraram que o goleiro executou comportamentos antecipatórios predominantemente quando (i) ocorreram gols, (ii) os chutes foram executados das zonas central e de ataque, (iii) de distâncias entre 5,97 a 7,84 metros. Nestas condições, os comportamentos antecipatórios do goleiro implicaram em performances ineficazes.
CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO
Autores: Silvia Leticia da Silva, Estefan Gemas Neto, Gisele Carla dos Santos Palma, Antonio Sabino Silva Filho e Umberto Cesar Corrêa
Journal of Physical Education
Ano 2021
Ref.: SILVA, Silvia Leticia da et al. OS COMPORTAMENTOS ANTECIPATÓRIO E DE TEMPO DE REAÇÃO DO GOLEIRO DO FUTSAL. Journal of Physical Education, v. 32, 2021.