A TURMA Dexaketo Textos

A Turma – Capítulo 1

Bernardo chega a Fortaleza para estudar no CEFET. O ano era 2007, e o menino saiu do seu interior, aonde era o melhor em tudo, para ser o melhor em tudo na capital. Sua ida e sua instalação, se deu graças ao apoio da prefeitura local que investiu no sucesso do menino em um colégio federal. Alimentação, moradia, livros e tudo o que precisasse, custeado por um vale que a Prefeitura depositaria em uma conta especial para ele, todo santo mês, nos próximos 4 anos.

Ao chegar em Fortaleza, não demorou muito para o menino ver que a Prefeitura de sua cidade era muito da “sabida”. Já na rodoviária, ele descobriu que dividiria um pequeno apartamento, próximo ao CEFET, com o sobrinho do prefeito, que também iria estudar lá, o João. Diferente de Bernardo, João não era muito centrado, mas devido as boas escolas que frequentou na capital, conseguiu passar na prova do CEFET. A outra novidade era que Bernardo não iria ver a cor do dinheiro, seria João que receberia tudo todo mês, e que 20% do que entrasse, tinha que ir para conta do prefeito.

Irritado, Bernardo pensou em retornar, então João definiu que eles dividiriam “meio-a-meio” o dinheiro que ficariam com eles. Bernardo ficou indignado com a proposta. Quando ele já arrumava as malas, João começou a chorar e pediu para Bernardo aceitar e ficar, pois essa era uma chance rara deles estudarem numa instituição tão grandiosa como o CEFET. Bernardo aceita, mas só fica se o trato financeiro for 70-30 entre eles. João aceita. Bernardo, então, ajeita suas malas e se estabelece no pequeno apartamento do sobrinho do prefeito.

Quando Bernardo começou a estudar na mesinha da sala, João o chamou para irem lanchar na praça da Gentilândia. Bernardo não viu nada demais naquilo e foi com o seu “novo” amigo. Ao chegarem lá, pediram um belo sanduíche feito no pão árabe com uma cajuína São Geraldo. Depois de “encherem a pança”, João arrasta Bernardo para o Shopping Benfica para irem comprar roupa nova na C&A, pois no dia seguinte, eles “estreariam” no CEFET. Já a noite, João chamou Bernardo para irem na casa de sua amiga Luiza, ela morava também pelo Benfica e nem ônibus eles precisariam pegar. Bernardo respirou e foi. No fundo, ele estava até gostando da inquietude de João.

Quando lá chegaram…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: