Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Programas de Futebol ou de “Fofocas”?

Sempre acompanhei os programas esportivos, tanto que estes foram o assunto central do meu TCC, de uma forma geral, e algo que me entristece bastante, é ver que o nível dos comentários estão demasiadamente toscos! Sim, em uma opinião particular sobre o que se ver nos programas esportivos, principalmente, os que se propõem a fazer um debate, é que a última coisa que se discute é o Futebol.

É possível constatar, que existem diversos programas que relatam sobre futebol, que buscam debater as questões esportivas da modalidade, falando sobre questões táticas, questões técnicas, que comentam erros e acertos de posicionamento e movimentação em determinados jogos, fazem comparações estatísticas, relatam as propostas que as equipes fizeram ao jogo… mas são exceções!

Infelizmente, a maioria absoluta dos programas se propõem somente a expressar opiniões sobre o caráter dos jogadores, a pedirem demissões de técnicos e cartolas, inventando “fofocas” sobre transações comerciais do mercado do futebol, criando e apresentado as brigas e discussões internas nos clubes. Os programas visam os atletas e profissionais do esporte, como se fossem programa de “fofocas”, são raros os relatos sobre as partidas, ou seja, são raros os programas que discutem sobre o futebol em si. Sendo eles reflexo de nossa hipócrita sociedade que adora julgar os comportamentos alheios, além de adorar espalhar mentiras, criando um infeliz cenário anti-ético tão destinado a apenas colecionar pontos na audiência.

Hoje, ao acompanhar as redes sociais, vemos que muitos torcedores compram essa ideia, de atacar a pessoa e não “avaliar” o profissional. Ou seja, a torcida, que deveria ter o papel de apoiar seu time, de acreditar em seus atletas, prefere invadir perfis dos mesmos, os xingando e os ameaçando.

Logo depois que a torcida faz isso, a mesma mídia se isenta e diz não ser responsável pelas atitudes destes torcedores, quando foram os primeiros a insultarem e a manifestarem tal comportamento. Quantos técnicos já caíram por esse comportamento irresponsável da mídia? Quantos atletas já foram demitidos pela irresponsabilidade desses “jornalistas”, que preferem atirar a pedra do que somente analisar o jogo ou o desempenho de um clube em um torneio? Será que eles não percebem que eles estão ali para falar ao que remete ao futebol, e não ao individualismo de cada pessoa? Pode se falar de quesitos gerais, como casos de corrupção, mas preferem sujar a imagem de jogadores e técnicos por incompetência em falarem da questão esportiva da modalidade.

Esse tipo de programa não merece a minha audiência, não merecem a sua audiência e nem sequer que fiquem no ar. Você não pode apoiar ou comprar ideias de pessoas que sempre baseiam suas conclusões em boatos, espalhados sem nenhuma responsabilidade diante a vida de diversos profissionais do ramo do esporte, principalmente o futebol. A incapacidade técnica desses profissionais, os levam a discutir fofocas, devido a falta de visão de jogo que estes possuem. A torcida não pode ir na onda desses caras!

Por mais jornalistas responsáveis, que preferem falar de futebol, ao invés de discutirem ou inventarem mentiras sobre pessoas. Por mais profissionais que ajudem os técnicos e jogadores identificarem seus erros, a evoluírem o futebol brasileiro do que ficar fazendo ‘fofoquinha’ na TV.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog