Seu Zé tinha seus 96 anos, enquanto Bernardo era um menino de 6. Seu Zé era o avô de Bernardo e apesar de viverem no mesmo planeta, 90 anos os colocavam em mundos diferentes.
Seu Zé vivia num mundo em que rádio era a grande tecnologia, televisão era coisa de estrangeiro e todo mundo ficava ansioso para receber uma carta. Já Bernardo, vive num mundo em que a demora de 5 segundos para a responder uma mensagem em um aplicativo de celular, pode significar o fim de um namoro.
Enquanto o velho Zé podia viver traindo sua esposa e ela não podia se separar, porque nem divórcio existia, Bernardo viu sua mãe sair de casa, porque seu pai foi pegue com a vizinha.
Seu Zé expulsou seu filho de casa e não o reconhece mais, porque ele era “xibungo”. Bernardo viu sua irmã mais velha se casar com a colega da faculdade.
Na época de Seu Zé, o exército fiscalizava quem falava mal do presidente, na época de Bernardo, é a vez das Redes Sociais. Se antes, as pessoas sofriam em um falso casamento, hoje sofrem em uma falsa liberdade.
Seu Zé tenta contar histórias de sua infância para Bernardo, mas este prefere o novo jogo do X-Box. Mas Seu Zé ainda conseguiu arrancar o sorriso do Bernardo com uma “beyblade de madeira”, ou simplesmente, pião.
Na sociedade, muitas coisas mudaram, é verdade, mas outras seguem a mesma. Preto pobre ainda sofre com racismo e pobre ainda mendiga ao rico por um medíocre emprego, e quando reclama do salário de miséria, ainda é chamado de comunista, mesmo que só queira ter um salário mais digno. O governo ainda é o parque de diversões da mesquinha elite brasileira. O povo segue sem acesso ao básico e ainda morre de fome.
Os mundos são diferentes, mas ainda somos todos Seres Humanos!


Deixe um comentário