Que o Brasil é o país mais irresponsável no que se refere ao Coronavírus, não sobram dúvidas. Do Presidente da República ao povo que não pode deixar de jogar o carteado ou dominó na calçada, boa parte da população é responsável pelo descontrole do número de casos e mortes pelo país. Obviamente, o futebol não ficaria de fora.
Se clubes como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense dizem que só retornarão as atividades quando houver segurança sanitária para seus funcionários poderem voltar ao trabalho. Clubes como Flamengo e Vasco resolvem dar eco ao genocídio doloso provocado aos que acreditam que o Covid-19 é apenas uma gripezinha.
Os dois clubes, com o apoio formalizado por Jair Bolsonaro após reunião no Palácio do Planalto, pressionam autoridades do Rio de Janeiro e a federação de futebol para o retorno dos treinamentos e do Campeonato Estadual.
Com o aval de Marcelo Crivela, prefeito do Rio e novo aliado de Bolsonaro, visando as eleições municipais, o futebol deve ter seu retorno no próximo dia 14. Sim, o Rio de Janeiro que ainda não viu a curva dos casos descer, que é o terceiro estado em mortes e casos, já oficializou o retorno do Futebol, contrariando o que foi feito no mundo inteiro. Sim, as Olimpíadas podem ser adiadas, mas o Carioca tem que ser realizado.
O Flamengo, inclusive, realizou treinamentos na última semana, mesmo sem a autorização formal do município ou do estado. O Clube pagou a multa e seguiu com os treinamentos, visando o retorno do estadual.
Em meio a um pandemia Mundial, aonde vemos em outros países, que a obediência ao isolamento social dar resultado. Flamengo e Vasco orquestram um retorno irresponsável. Aliás, com aval da prefeitura, os jogos podem ter até 50% de público. Para ter ideia da irresponsabilidade, na Alemanha, aonde o futebol retornou após o número de casos e mortes ser estabilizados, não haverá público em nenhum jogo até o fim da temporada, que ocorrerá até o fim de Junho.
Mas como falei antes, estamos no país em que as pessoas estão mais preocupadas com a economia do que com a saúde, logo não é uma surpresa a atitude dos dois clubes. O Vasco ainda assume uma pressão interna, por partes de alguns dirigentes, para o clube esperar a situação se estabilizar. Já o Flamengo assume publicamente a “Necessidade Urgente” do retorno do Futebol. Se estivéssemos, num país sério, isso jamais ocorreria, porém estamos num país aonde o respeito a vida não existe.
Vale enfatizar, que em outros estados, clubes também ensaiam retorno como Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional. Porém, os estados desses clubes vive uma situação “Menos tensa” que a do Rio. Na minha opinião, ainda não deveria ocorrer o retorno, pois em nenhum estado houve quedas no caso, apenas uma ascensão mais lenta. Mas quem deve definir isso, são especialistas no assunto, não um mero blogueiro, aqui expresso apenas uma opinião.
Só lembrando que Botafogo e Fluminense são contrários ao retorno do futebol no Rio já no próximo dia 14. Ambas equipes se pronunciaram afirmando que não entraram em campo, caso tenham partidas marcadas para esse período, visto o risco eminente de contaminação de seus funcionários.
Veremos até onde a insanidade dos dirigentes irá nos levar.


Deixe um comentário