Helsinki é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. A cidade possui aproximadamente 620 mil habitantes. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo. Ela possui uma conurbação com outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen. Ela possui algumas ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari — onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia — e a ilha fortaleza de Suomenlinna.
Helsínquia foi fundada em 1550 por Gustavo I, rei da Suécia como alternativa à cidade de Tallinn, na Estónia. No século XVIII, os suecos construíram a fortaleza de Suomenlinna na tentativa de protegerem a região do expansionismo russo.
Na sequência de várias guerras, a Rússia acabou por ocupar a Finlândia e Helsínquia tornou-se a capital da província autónoma russa da Finlândia. Quando o país se tornou independente em 1917, Helsínquia foi escolhida para sede do governo.
Em 1952 a cidade acolheu os Jogos Olímpicos de Verão, o que reforçou a importância de Helsínquia no panorama desportivo mundial. No ano 2000 foi eleita Capital Europeia da Cultura, no momento da celebração do seu 450.º aniversário. Em agosto de 2005 recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo.
Como atracção turística destaca-se a Catedral de Helsínquia, luterana (1830-1852) de estilo neoclássico e a catedral ortodoxa russa de Uspenski (1868), desenhada por Alexander Gornostayev, de grande valor artístico. Também é digno de menção o conjunto neoclássico da Praça do Senado, na parte antiga da cidade.
O turismo em Helsínquia é amplamente dominado e ligado à cultura. A cidade tem muitos museus como o Museu Nacional (Kansallismuseo), o Museu de Arte Contemporânea (Kiasma), o Museu de Arte Clássica (Ateneum) e o Museu de História Natural.
Além disso, como no resto dos países nórdicos, a arquitetura e o design são de grande importância. O Classicismo inspirou a arquitetura de diversos prédios da cidade, entre os mais conhecidos estão a Catedral e a Universidade de Helsinki.
Helsínquia tem aproximadamente 190 escolas primárias, 41 escolas secundárias e 15 institutos profissionais. A metade das 41 escolas secundárias são privadas ou de propriedade estatal, a outra metade pertence ao governo municipal. O ensino superior é dado em oito universidades.


Deixe um comentário