Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará, pertence à mesorregião dos Sertões Cearenses e à microrregião do Sertão de Quixeramobim. É a maior cidade do sertão central, com uma população estimada em 2019 de 87.728 habitantes. Possui uma área de 2.019,834 km² e uma densidade demográfica de 43,43 hab/km². O município possui o 17º maior PIB do estado, maior renda per capita e melhor IDH da Mesorregião dos Sertões Cearenses. Na década de 1960 e 1970 o município esteve na lista das 100 cidades mais populosas do Brasil. Conhecida como “Terra da Galinha Choca”, “Terra dos Monólitos”, ou “Cidade Rainha do Sertão Central”. Até os anos de 1990 foi um dois maiores centros da cultura agroindustrial do algodão no Nordeste.
Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que “quebram” a aparente monotonia da paisagem sertaneja. É também conhecida por ser a terra de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, apesar de ter nascido em Fortaleza, a capital do Ceará, possuía uma relação muito forte com a cidade, visitando-a constantemente, quando se hospedava em sua Fazenda Não Me Deixes, que herdou de seu pai, Daniel de Queiroz
Quixadá é conhecida atualmente como a Cidade Universitária do Interior, devido o grande número de Universidades, entre instituições públicas e particulares.


Deixe um comentário