Apresento-lhes um novo Campeonato Brasileiro. Neste formato, pulamos de 20 para 32 times, e passamos a potencializar clubes de várias regiões do país. Inicialmente, teremos uma queda do nível técnico, mas com o costume dos times na Série A, o nível passaria a subir. Necessário manter o formato por alguns anos para termos a adaptação.
-> O FORMATO
32 Times divididos em 2 módulos (Taças). Os módulos são divididos em dois grupos. O Campeonato possui três tipos de classificação: Classificação Geral, Classificação dos Módulos e Classificação dos Grupos.
Na primeira fase, os clubes se enfrentam duas vezes contra os times do mesmo grupo e uma vez contra os times do outro grupo do mesmo módulo. Ao fim da primeira fase, o primeiro colocado de cada grupo avança para as Quartas-de-Finais. Enquanto isso, os quatro primeiros de cada módulo (tirando os campeões de grupos) vão para a Repescagem. Na luta contra o Rebaixamento, o último colocado de cada grupo, vai direto para a disputa do Rebaixamento, enquanto que os quatro últimos de cada módulo tentarão não ir.
Em uma suposição de Primeira fase, somando os times da Série A mais os 12 primeiros da Série B de 2019. Assim seriam os grupos e módulos da Primeira fase, utilizando o critério em que os times do mesmo estado ficariam no mesmo grupo, e colocando Paulistas, Mineiros, Cariocas e Gaúchos, encabeçando-os, de acordo com o histórico tradicional do Futebol Brasileiro.

Na fase de repescagem, os 4 primeiros de cada módulo (tirando os campeões de grupos) se enfrentam num sistema eliminatório simples, em jogos de ida e volta. Os Vencedores avançam para as Quartas-De-Finais.
1º da Taça Pelé x 4º da Taça Zagalo
2º da Taça Pelé x 3º da Taça Zagalo
1º da Taça Zagalo x 4º da Taça Pelé
2º da Taça Zagalo x 3º da Taça Pelé
Enquanto os times disputam a fase de repescagem, os campeões de grupos decidem os campeões dos Módulos (Taças), os vencedores estarão na Libertadores.
Taça Pelé – Campeão do Grupo A x Campeão do Grupo B
Taça Zagalo – Campeão do Grupo C x Campeão do Grupo D
Na Repescagem contra o Rebaixamento, os 4 piores de cada módulo (tirando o último colocado de cada grupo) se enfrentam num sistema eliminatório simples, em jogos de ida e volta. Os derrotados vão para a disputa do rebaixamento. Na disputa do Rebaixamento, as equipes se enfrentam, de acordo, com a classificação geral. Os 4 derrotados caem para a Série B.
Na disputa do Campeonato, os vencedores da Repescagem se juntam aos campeões de grupos para a disputa de Quartas-De-Finais. Os confrontos são definidos, de acordo com a Classificação Geral. A partir daí, se enfrentam num sistema eliminatório simples, em jogos de ida e volta, até apenas dois chegarem na Final. Na Final, jogo único, em campo definido pela CBF anterior ao começo do Campeonato.
Quartas-De-Finais (Posição Geral Entre os Classificados)
1º x 8º / 2º x 7º/ 3º x 6º / 4º x 5º
Semifinais (Posição Geral Entre os Classificados)
1º x 4º/ 2º x 3º
Final (Posição Geral Entre os Classificados)
1º x 2º
Observações
A Classificação Geral soma todos os jogos até a fase de definição do confronto, com exceção da fase de Repescagem e disputa das Taças.
Nas fases decisivas, não há vantagens nos confrontos. Em caso de empate no placar agregado, disputa de pênaltis.
O time com melhor campanha define se fará ida ou volta como mandante.
Vagas nos Torneios Internacionais
Libertadores: Campeão e Vice Brasileiro/ Campeões das Taças/ 5º e 6º na Classificação Geral
Sul-Americana: 7º ao 12º na Classificação Geral
A reformulação visa a potencialização não apenas dos clubes, mas também do campeonato.


Deixe um comentário