Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Resumo do Brasileirão 2017

O ano que ser favorito não foi um bom negócio! Da Série A à Série D, a lógica dos favoritos foram por água à baixo.

Na Quartona, os favoritos se quer garantiram o acesso. A Portuguesa caiu na 1ª Fase e o América-RN viu a promoção escapar nos confrontos derradeiros contra a Juazeirense. Enquanto isso, o Operário de Ponta Grossa surpreendeu e alcançou um título inédito. O Atlético-AC garantiu a primeira promoção de um time do Acre na história do futebol brasileiro. Juazeirense e Globo completaram a lista de promovidos na Quarta Divisão.

 

Na Terceirona, o Joinville se quer passou da primeira fase, o Bragantino escapou da degola por golpe de sorte, enquanto que o Fortaleza, finalmente conseguiu subir após 8 anos. O CSA que foi o mais regular no torneio inteiro foi o justo campeão da Série C. Sampaio Corrêa e São Bento também se garantiram na Segundona! Macaé, ASA, Mogi Mirim e Moto Clube acabaram descendo. O Mogi Mirim foi protagonista do primeiro W.O do século no Brasileirão.

 

Na Segundona mais equilibrada dos últimos anos, o Internacional deveria ser o grande desequilíbrio dessa edição, porém os gaúchos só conseguiram engatar no início do segundo turno e ainda viram sua vida se complicar na reta final, conquistando o acesso depois do América e sendo vice, já que o coelho foi o grande campeão. Ceará, depois de 7 anos, e Paraná, depois de 11 anos, estarão na Série A em 2018. Lá embaixo, o bom início do Guarani evitou que o time de Campinas caísse, enquanto que o festival de empates da Luverdense contribuíram para o rebaixamento dos mato-grossenses. Os pernambucanos do Santa Cruz e do Náutico decepcionaram e desceram juntos para Terceira Divisão. O ABC foi o único dos que subiram que voltou para Série C. Que fique anotado, apesar dos promovidos e dos rebaixados terem sido definidos já na penúltima rodada, essa Série B foi uma das mais emboladas da década em seu desenrolar.

 

Na Série A, o Corinthians após terminar o primeiro turno invicto e com recorde de pontos, viu na metade do segundo turno seu título ameaçado por seu principal rival e favoritaço no início do ano, Palmeiras. Porém após vitória no dérbi, o título veio em questão de tempo. Enquanto isso, Palmeiras, Santos, Grêmio (campeão da Libertadores), Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) e Flamengo (na Final da Sul-Americana) carimbaram suas vagas na fase de grupos da Libertadores. Vasco e Chapecoense, que chegaram a lutar contra o rebaixamento, alcançaram a Pré-Libertadores, sendo que se o Flamengo se tornar campeão da Sul-Americana, o Vasco entraria na fase de grupos da Libertadores. Sob o mesmo quesito, o Atlético-MG pode chegar na Pré-Libertadores e o Sport, que escapou da degola após duas vitórias nos dois últimos jogos, pode alcançar a Sul-Americana. Botafogo perdeu o fôlego nas últimas rodadas e o time que passou o campeonato nas zonas de Libertadores, acabou conseguindo somente Sul-Americana. Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense também estão na Sula. O Vitória viu o rebaixamento surgir por 10 segundos na sua vida, tempo que separou o gol da virada do Flamengo do gol da virada da Chapecoense. No mesmo sentido, o Coritiba viu sua salvação virar pó no gol de Túlio Melo. Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO completam o time dos rebaixados.

 

Um resumo dos promovidos e rebaixados nesse brasileirão

 

Ano que vem o maior campeonato do mundo voltará em Maio, com rodadas antes e depois da Copa. Tudo é possível imaginar para a edição de 2018 nas 4 divisões.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog