Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Programa Físico de Equilíbrio: Variáveis Associadas às Quedas em Idosos

RESUMO:

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa físico de equilíbrio em variáveis associadas às quedas em idosos. Participaram do programa 17 indivíduos com média de idade de 75,73 anos. Foram utilizados os testes de apoio unipodal (AU), Timed Up and Go (TUG), alcance funcional (AF), força (FMI) e flexibilidade de membros inferiores (FLEXMI) e o questionário  FES-I. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Wilcoxon (p≤0,05) para comparação entre os dois momentos de avaliação. Para a análise da classificação dos testes de equilíbrio utilizou-se cálculos de distribuição (frequência e percentual) dos períodos pré e pós-treinamento. Os resultados apontaram mudança estatística significante entre o período pré e pós-treinamento nas variáveis AU, TUG e FLEXMI. A classificação dos resultados indicou melhora no pós-teste, havendo assim uma tendência na melhora do equilíbrio após o treinamento, auxiliando na prevenção de quedas.

 

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

 

AUTORES: Andréa Kruger Gonçalves, Eduardo Hauser, Valéria Feijó Martins, Vanessa Dias Possamai, Eliane Mattana Griebler, Eliane Jost Blessmann, Adriane Ribeiro Teixeira

 

ANO: 2017

 

REVISTA: Journal of Physical Education

 

QUALIS: B1

 

REFERÊNCIA:

GONÇALVES, Andréa Krüger et al. Programa físico de equilíbrio: variáveis associadas às quedas em idosos. Revista da educação física/UEM. Vol. 28, n. 1 (2017), e2808, 10 p., 2017.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog