Sanders não valoriza só a educação. O país da educação, também é o país dos esportes. Nenhum outro lugar de Cemparimbu, o esporte é tão levado a sério, nem mesmo em Xiz ou União Patriarca. A valorização do esporte parte desde as aulas diárias de Educação Física e equipes esportivas dentro das escolas até ao profissionalismo.
Dentre os principais esportes do país está o Futebol, o Fut-San (esporte criado em Sanders), os esportes coletivos em si, o atletismo, os esportes radicais, a natação, o automobilismo, as ginásticas e a canoagem.
O grande diferencial de Sanders é que os clubes não são especialistas em uma única modalidade, os principais clubes do país tinham estruturas fantásticas para as modalidades em que o país dominava.
Entre os principais clubes, ou seja, aqueles que tinham um amplo domínio nas principais modalidades do país, eram esses:
Para ter a ideia do domínio desses clubes, vejam o número de títulos que estes possuem, somente no Futebol, Vôlei e Basquete.
FUTEBOL
TIMBONE (RUANEL) – 70
PAPAGAIO (PRAIA GRANDE) – 51
LUPRANA (LUPRANA) – 47
LEJ (LUPRANA) – 44
DEPORTIVO SOCIALISTA (ALTO MORRO) – 44
CAPITAL (RUANEL) – 24
LUZIÊNIA (JANDAIA) – 24
RUANO (RUANEL) – 21
BELA MOÇA (JANDAIA) – 21
AMANDA (PEACECITY) – 15
KEJ (RUANEL) – 12
LEACITY (SALES) – 10
RUANEL (RUANEL) – 9
JULIANA (ALTO MORRO) – 7
GAMA (RUANEL) – 5
RIO NEGRO (RIO NEGRO) – 5
SACHETTI (ALTO MORRO) – 5
JUVENTUDE (ALTO MORRO) – 5
MARÉ (PRAIA GRANDE) – 5
REAL MIRELLA (VÊPIR) – 5
LORENA (LIMA) – 5
VÔLEI
BELA MOÇA – 55
TIMBONE- 50
DEPORTIVO SOCIALISTA – 43
PAPAGAIO – 40
RUANO – 37
LUPRANA – 35
CAPITAL – 30
AMANDA – 22
LEJ – 18
LUZIÊNIA – 15
LEACITY – 8
KEJ – 6
RUANEL – 4
JULIANA – 4
RIO NEGRO – 4
LORENA – 4
JUVENTUDE – 4
SACHETTI – 4
MARÉ – 4
GAMA – 4
REAL MIRELLA – 4
BASQUETE
LEJ – 80
TIMBONE – 79
LUZIÊNIA – 50
DEPORTIVO SOCIALISTA – 48
LORENA – 40
LEACITY – 35
LUPRANA – 30
PAPAGAIO – 30
CAPITAL – 20
BELA MOÇA – 20
RUANO – 15
AMANDA – 12
RUANEL – 10
REAL MIRELLA – 8
JUVENTUDE – 8
JULIANA – 8
MARÉ – 6
GAMA – 6
RIO NEGRO – 4
SACHETTI – 4
KEJ – 4
O esporte sandeiro é tão referência que muitos clubes recebem jovens do mundo inteiro para treinarem nas escolinhas e times de base. Noimeses, patriquenhos e xizanos são os campeões de envios. Timbone, Luprana, Papagaio, Deportivo Socialista e LEJ eram também os clubes com o maior número de atletas medalhados no mundo. O LEJ era a maior potência mundial no automobilismo, e o Desportivo era o “rei” das pistas. Timbone e Luprana dividiam o domínio nos esportes radicais. Já a natação era o principal produto do Papagaio.
O torcedor não era só torcedor, era sócio-torcedor. Os clubes sabiam administrar bem as economias que possuíam. Além disso, eram aberto as torcidas, que tinham acesso à toda uma área social, onde os clubes poderiam interagir com a sua estrutura. Os maiores times tem verdadeiras cidades, ao invés, de uma simples sede. O LEJ é o detentor da maior estrutura, isso deve-se muito ao fato de ter um autódromo próprio!
A LIF – Liga Independente de Futebol – era composta por 30 clubes, que formavam a Primeira Divisão. Era a Liga esportiva mais rica e mais disputada de Cemparimbu.
Os 30 times jogavam dois torneios anuais. O primeiro era a Liga Nacional / Taça Thiago Heleno, que era o torneio de pontos corridos, onde todos enfrentavam todos em turno único, quem somava mais pontos era o campeão. Os 4 últimos caíam para a Taça Prata do ano seguinte, sendo esta equivalente a Segunda Divisão, organizada pela LNF – Liga Nacional de Clubes. Os 16 melhores times desse primeiro torneio, se classifica para a Copa Nacional / Taça Giuseppe Fiorentino. A disputa é no sistema eliminatório (mata-mata), ou seja, a cada duelo de 4 jogos, um time é eliminado, até chegarmos a 2 clubes, que em jogo único e em um estádio pré-definido, disputariam o segundo título do ano.
As maiores equipes em número de torcida eram também os 5 times de maior números de títulos. Luprana, LEJ, Timbone, Deportivo Socialista e Papagaio sustentavam os 5 maiores gritos do país.
Nos próximos capítulos, conhecermos mais ainda do esporte sandeiro.


Deixe um comentário