Nesta segunda-feira (23), às 11 da manhã, horário de Brasília, haverá o sorteio, com transmissão da CBF TV, dos grupos do Brasileirão Feminino Série A1 2017, e a partir daí, definir a tabela de jogos e iniciar os trabalhos em Março.
O Campeonato de 2017 terá diversas mudanças em comparação a 2016. Entre as mudanças estão: Número de jogos mínimos de cada equipe (passa de 4 para 14), tempo de duração (pula de 3 para 5 meses), redução de participantes (de 20 para 16), além da criação de uma Série A2, assim os clubes que jogarem a atual edição da competição, já sabem que só não jogarão a Série A1 em 2018, caso caíam e mesmo assim, ainda terão a Série A2 garantida. Aliás, essa é outra novidade, a existência de uma regra de acesso e descenso.
Segundo o site BBM:
“A CBF reformulou todo o torneio com foco principal no profissionalismo, financeiro e fomento do esporte no país, permitindo o desenvolvimento da modalidade em todos os aspectos necessários para que o Futebol Feminino comece a ganhar espaço no cenário nacional.”
Vão formar a Série A1 2017, os seguintes clubes:
- Flamengo/Marinha (RJ)
- Audax *(SP)
- São José (SP)
- Vitória (PE)
- São Francisco (BA)
- Foz Cataratas (PR)
- Ferroviária (SP)
- Iranduba (AM)
- Rio Preto (SP)
- Kindermann (SC)
- Santos (SP)
- Corinthians * (SP)
- Ponte Preta (SP)
- Grêmio (RS)
- Sport Recife (PE)
- Vitória (BA)
Segundo o site BBM:
Observação: Segundo a assessoria de imprensa da equipe Corinthians/Audax, O Corinthians mantém a parceria com a equipe Audax , entretanto o Clube Osasco Audax entrará na competição com uma equipe adicional, para não perder a vaga conquistada na competição. Sendo assim, Corinthians/Audax será a “equipe principal” e Audax será a “equipe adicional” que não possui tanto investimento quanto a equipe principal. – A nota oficial ainda será disponibilizada amanhã, com maiores informações.
Só lembrando que o formato da competição será:
Os 16 clubes se dividirão em 2 grupos com 8 equipes. Os times jogam em turno e returno dentro das próprias chaves. Os 4 melhores de cada grupo avança para as fases eliminatórias, enquanto o último colocado de cada grupo estará rebaixado para Série A2.
Na Fase Eliminatória, os times jogam em partidas em turno e returno, onde o vencedor avança a fase seguinte e segue assim até definir a equipe campeã.
O último campeão do Campeonato foi o Flamengo/Marinha.


Deixe um comentário