Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Clubes Participantes – Brasileirão 2017

Com o fim da edição de 2016, o Dexaketo já pensa na edição de 2017 do principal campeonato de futebol do país, o Brasileirão. 12 times foram promovidos e 12 times foram rebaixados, remanejando 24 clubes das 4 divisões do Futebol Nacional. Esse remanejamento produziu algumas mudanças interessantes nos cenário geográfico Nacional, como veremos a seguir.

elevador-brasileirao-2016-dexaketo

Na Série A, o Centro-Oeste volta a ter um representante (Atlético-GO), o Rio de Janeiro volta a contar com 4 representantes, o Rio Grande do Sul  só terá o Grêmio, enquanto teremos novamente um “Ba-Vi” na elite após 2 anos inglórios do Tricolor na Série B. São Paulo segue sendo o estado com o maior número de participantes (5) e o Sport alcança o recorde do Bahia no pontos corridos (Time do Nordeste com 4 participações consecutivas na primeira divisão nos pontos corridos).

Na Série B, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul será o estado com o maior número de participantes, serão 3 (Brasil, Internacional e Juventude). São Paulo surpreende e segue somente com duas equipes (Oeste e Guarani), o Nordeste também “encolhe” e terá “somente” 5 equipes. O Sul bate recordes, pela primeira vez, é a região com mais representantes, serão 7 sulinos na Segundona. Paysandu segue como o único representante do Norte, enquanto o Centro-Oeste, terá a dupla goiana (Goiás e Vila Nova) e os mato-grossenses da Luverdense.

A Terceirona herda a rivalidade Nordeste x SP, que já foi da Segundona. Serão 8 clubes nordestinos e 4 paulistas (número menor que em 2016). O Remo representará o Norte, Cuiabá, o Centro-Oeste, enquanto Joinville e Ypiranga, são os clubes do sul nesta temporada. O Rio de Janeiro e Minas Gerais terão 2 representantes, cada.

Pela primeira vez na história, a Série D tem seus times definidos por antecipação. Com a nova regra da CBF para a competição, onde os clubes participantes são definidos pela campanha nos Campeonatos Estaduais (e Copas Estaduais) da temporada anterior, a entidade visa diminuir as desistências decorrentes historicamente, já que o clube teria uma base para planejar seu ano. São Paulo será o estado com o maior representação na competição, além dos 4 clubes que tem direito por regulamento, terá a Lusa e o Guaratinguetá vindos da Série C. Aliás, a Quartona, terá nomes interessantes na disputa de 2017, com clubes como América de Natal, Portuguesa e Bangu. São 68 clubes e somente 4 estarão na Terceirona em 2018.

Conheça os 128 times que possuem calendário Nacional em 2017.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog