Dexaketo

Simplesmente Gaiato

O Que Está Acontecendo Com as Novelas da Globo?

Não é de hoje que o enredo e os índices de audiência das novelas da Globo sofrem uma derrocada. Dos anos 90 pra cá, com o avanço da TV por assinatura, do número de TV’s em canal aberto e da internet, a audiência dos folhetins globais vem sofrendo com queda de público e crítica. Para citarmos o drama, nos últimos dez anos, somente 5 novelas conseguiram “parar o país”, sendo elas: A FAVORITA (2008), Império (2014) e principalmente, Avenida Brasil (2012) . Amor a Vida (2013), foi uma novela em que sua audiência se concentrou em um único personagem, Felix. Os demais personagens foram rejeitados ferozmente pelo público, até mesmo a vilã Aline, que foi fracasso de público, mas sucesso de crítica. O povo só queria saber de Félix e seus bordões. Recentemente, Verdades Secretas (2015) também conseguiu ser sucesso de público e crítica, conseguindo bons índices no horário das 23 horas.

Para contextualizar bem a ideia apresentada no parágrafo anterior, nos anos 90, várias foram as novelas que garantiram uma excelente audiência para emissora carioca,  como: Terra Nostra (2000), Por Amor (1997), A Indomada (1997), Pedra Sobre Pedra (1992), Mulheres de Areia (1993), O Rei do Gado (1996), A Próxima Vítima (1994), Explode Coração (1995), A Viagem (1994), Renascer (1993), O Anjo mau (1996) e outras. E como percebemos algumas novelas da 18 e 19 horas, também aparecem nessa configuração, o que não ocorreu com frequência nos últimos anos. Como exemplo,  nos últimos 10 anos, somente Cheia de Charme (2012), foi o único grande sucesso das 19 horas e o Profeta (2006), das 18 horas. Outras novelas conquistaram uma audiência fiel, mas com índices abaixo das expectativas.

Além da audiência, as novelas não vem conquistando a crítica. Algumas, por seus enredos se tornaram grandes bagunças, cheios de improvisos e remendos, como no caso de Passione (2009) e Babilônia (2015).  Onde o roteiro inicial foi praticamente desmanchado, para se buscar uma melhora na audiência.  Outras por perderem o “fôlego” no momento principal, como Insensato Coração (2011) e Fina Estampa (2011). Outras mantiveram uma linha, porém não emplacaram e ainda caíram no desgosto do povo, como Em Família (2014) e Salve Jorge (2013).

É verdade, que hoje em dia a concorrência com outras multimídias, mais acessíveis ao grande público, prejudica as novelas alcançarem os índices dos anos 90, porém percebemos que a queda na qualidade nas histórias, que quase sempre repetem as de séries americanas, sem o típico jeito brasileiro de contar história, não vem agradando muito. A emissora consegue cativar um público fiel, mas o público que “vai aonde está mais a vontade” vem mudando de canal.Nos últimos anos, a Record e SBT vem incomodando. A Record com suas histórias bíblicas e o SBT com suas novelas mexicanas e produções infantis.

A Record desde 2004, possui pelo menos uma novela no ar, e algumas produções conseguiram incomodar a audiência da globo, se tornarem sucesso de horário e conquistarem a critica. Podemos citar, como sucesso de público e crítica nos últimos anos, sucesso como:  A Escrava Isaura (2004), Prova de Amor (2005), Vidas Opostas (2006), Caminhos do Coração {Mutantes} (2007), Bela, a Feia (2009), Rebeldes (2011), Vidas em Jogo (2011) e  Dez Mandamentos (2015). Isso citando só novelas, pois algumas séries biblicas, também afetaram os indices da emissora dos Marinhos, como Rei Davi (2013), José do Egito (2014) e História de Ester (2010). Sempre garantido bons pontos para a emissora de Edir Macedo. A qualidade de algumas novelas da Record como Máscaras (2012) e Alta Estação (2007), abalaram um pouco o público, surgindo até piadas com os folhetins da record. Mas a emissora paulista já provou o quanto pode assustar a globo.

O SBT também vem arrancando pontos no horário das novelas da globo. Com uma grade recheada de novelas, tanto de produções já produzidas e exibidas anteriormente na emissora do Abravanel, quanto de novelas mexicanas, o que vem caindo na graça do público, é a qualidade nos enredos de novelas infantis. Carrossel (2011), Chiquititas (2013) e recentemente, Cúmplices de um Resgate (2015), adaptações nacionais de novelas “kids-teen” mexicanas, vem sendo elogiada pelos críticos pela excelência em transmitir um enredo limpo e claro para o público-alvo, e isso vem se convertendo em uma audiência, que não chega a incomodar a Globo, mas que garante um público fiel para o SBT.

Outro ponto que podemos citar, é o excesso de capricho de alguns atores em seus personagens. A morte de alguns figurões do Time A da Globo e a “demora” na renovação desse mesmo time, pode ser uma das responsáveis por essa queda. Atualmente, a Globo teve que apelar para Alexandre Nero emplacar duas novelas quase ao mesmo tempo, por (acredite se quiser) falta de um ator que se apropria-se bem de um personagem com tais características. Muitos atores e atrizes não vem variando na personalidade dos personagens, e segue uma espécie de linha de personagens, ou seja, parece que os personagens são os mesmos. Para alegria da Globo, a temporada de Malhação em 2014 revelou vários nomes que poderão ser utilizados pela emissora nos próximos anos. Além disso, a necessidade de manter estes atores e atrizes na emissora é fundamental, para a não “debandada” para Record e SBT.

A Globo é a maior emissora do país e não conquistou esse título, não somente pelo poder político que possui, mas pela qualidade em seu elenco de atores, diretores, autores, câmeras, maquiadores e toda uma equipe de qualidade em suas produções próprias. A crise nas novelas da Globo sempre houveram, e se os números atuais sao ruins, nos anos 2000, o número de “fracassos” foram maiores que atualmente. Agora existe uma concorrência forte, e a Globo terá que se reinventar. Isso acontecerá? … Nos próximos capítulos saberemos.

6 respostas para “O Que Está Acontecendo Com as Novelas da Globo?”.

  1. Avatar de Juliana Lima

    Sim… a moda agora é falar de temas da atualidade. Se o tema é homossexualidade a rede Globo coloca casais homossexuais até ridicularizá-los. Se o tema é favela, facção e tráfico a Globo faz personagens engraçados e funkeiros e ricos que sobrevivem ao tiroteio mas não borram a maquiagem… enfim, o esdrúxulo da realidade, que eles também chamam de ficção. 😊

    1. Avatar de Dexaketo
      Dexaketo

      Sintetizou bem a realidade global!

      1. Avatar de Juliana Lima

        Kkkkk ☺😊😀
        São anos de experiência… até que eu resolvi desligar a TV. Assinar Netflix e frequentar a livraria ehehehe

      2. Avatar de Dexaketo
        Dexaketo

        kkkkkkkkk

  2. Avatar de Juliana Lima

    Eu acredito que a Globo vem perdendo a mão porque cai na mesmice ou apela para os temas polêmicos e explora até enjoar. No fim, não tem nenhuma criatividade, nenhuma trama que realmente prenda. Só acho kkkkk ☺😊😀
    Beijos

    1. Avatar de Dexaketo
      Dexaketo

      Concordo plenamente, Juliana! Você ver novelas antigas, sem tantas polêmicas, no Canal Viva e precebe que a criatividade foi jogada de lado pela Globo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog