Dexaketo

Simplesmente Gaiato

Que Comece as Eliminatórias!

Como diria naquele filme de terror, mó paia, mas que todo mundo gosta: “Que comece os jogos!” Serão 18 rodadas, de hoje (08 de Outubro de 2015) até Novembro de 2017, até conhecermos os 4 países sul-americanos na Copa do Mundo da Rússia de 2018. 10 seleções jogam entre si, em turno e returno, onde as 4 melhores colocados conquistam as vagas direta pro Mundial. A 5ª colocada entrará em uma repescagem contra a 5ª colocada asiática por uma vaga no Mundial.

O Brasil não possui o favoritismo de anos anteriores, o desgaste da imagem da seleção se dá pelas péssimas apresentações na Copa do Mundo de 2014 e na Copa América de 2015. Nesta edição da Eliminatórias, somente a Argentina, se apresenta como uma provável “vaga certa”, as outras três, teoricamente, seriam disputadas por Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru e Paraguai. Venezuela e Bolívia se apresentam como “francas atiradoras”, onde teoricamente, disputam por fora esta vaga.

A seleção já enfrentou dificuldades para conquistar uma vaga nos Mundiais. Isso se deu na disputa para a Copa de 1994 e de 2002, Mundiais em que a seleção conquistou. Mas o principal questionamento que se leva a seleção, são os problemas da diretoria da confederação brasileira de futebol. Tal instituição, que cuida de tudo o que envolve a Seleção, vem sendo investigada tanto pela CPI do Futebol, instalada no congresso pelo Senador Romário (PSB-RJ), quanto pelo FBI, em casos de corrupções existentes na FIFA, inclusive, o atual presidente não vem acompanhando a seleção brasileira em suas partidas no exterior, pelo fato de poder ser preso pela Interpol.

Para piorar, o Brasil enfrenta uma espécie de “Crise de Craques”. O Brasil, tirando alguns jogadores, não possui um time que imponha um respeito ao adversário ao entrar em campo. Quando lembramos das seleções que passaram por crise nas Eliminatórias, como em 1994 e 2002, lembramos de jogadores que trouxeram a responsabilidade para si dentro de campo, com o propósito, de levar a seleção ao Mundial. Nosso principal nome dentro da seleção, Neymar Jr, se mostrou bastante instável na Copa América, o que pode não significar que será instável nas Eliminatórias Sul-Americanas, onde sabemos que vale mais a vontade, a disposição, a inteligência, do que somente a técnica, mas que pode nos preocupar. Mas essa duvida não passa pelo o que Neymar possa produzir, ele já mostrou na Copa do Mundo que é capaz de conduzir a seleção, mas o fato da seleção não impor um bom futebol sem sua presença. A “Neymardependência” pode ser prejudicial para seleção em uma eliminatórias longas como a Sul-Americana. Os dois primeiros jogos da seleção servirá para tentar responder essa pergunta, já que o craque não atuará nos dois primeiros jogos. Veremos do que a seleção será capaz. Sempre disputamos a Copa do Mundo, pela primeira vez, existe o medo de não conquistarmos a vaga antes mesmo do começo da disputa, isso é preocupante, mas não é o diagnóstico final. Que venha a vaga, mas que não esqueçamos da desgraça que vive o Futebol brasileiro.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog