Dexaketo

Simplesmente Gaiato

História da TV Cearense: TV Cidade – Canal 8

Logo TV Cidade Canal 8 (1) Logo TV Cidade Canal 8 (2) Logo TV Cidade Canal 8

TV Cidade é uma emissora de televisão brasileira sediada em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Opera nos canais 8 VHF e 32 UHF digital, e é afiliada à Rede Record. Pertence ao Grupo Cidade de Comunicação, de propriedade do empresário Miguel Dias de Souza, do qual também fazem parte vários meios de comunicação.

Cidade e Band (1981-1982)

Sucessora da TV Uirapuru, a TV cidade surgiu em junho de 1981, sob a presidência do empresário José Pessoa de Araújo. A emissora era afiliada à Rede Bandeirantes e, durante todo o dia transmitia a programação da televisão paulista, que tinha como destaque os programas esportivos, o telejornalismo e o Programa do Bolinha, um dos líderes de audiência na época.

A maior audiência era de Irapuan Lima, que começava o seu programa de auditório ao meio-dia e seguia até às quatro horas da tarde e as “Irapuetes”. Ao invés do abacaxi que se tornou marca registrada do concorrente nacional Chacrinha, Irapuan Lima oferecia frango aos candidatos reprovados pelos jurados no palco.

Logo TV Cidade Canal 8

Cidade com Band e SBT (1982-1987)

Em 1982, a TV Cidade passava a transmitir também a programação do SBT. De segunda a sábado, era exibida a programação da TV Bandeirantes, mas aos domingos a emissora cedia espaço ao Programa Silvio Santos, que liderava a audiência em todo o país.

No mesmo ano, com o sucesso do Programa Irapuan Lima, a emissora lançou um outro programa de entretenimento, mas com características diferentes, o Programa Armando Vasconcelos. Também nesse ano, estreou o Programa Mão Branca, apresentado pelo jornalista Francisco Taylor e foi um marco na televisão cearense por ter alcançado os maiores indíces de audiência.

Depois do sucesso das duas primeiras experiências na editoria policial, a TV Cidade voltou a fazer grandes investimentos para viabilizar um novo projeto Cidade Livre. Um programa que abordava das notícias policiais com denúncias de problemas na cidade ao humor. Os telespectadores podiam se deslocar até o estúdio e conversar ao vivo com o apresentador.

Cidade com SBT (1987-1998)

Em 1986, foi assinado o contrato entre a TV Cidade e o SBT. No dia 7 de janeiro de 1987, o departamento de Máster da empresa em Fortaleza, o presidente Miguel Dias de Souza acompanhou pessoalmente, ao lado do jornalista Armando Vasconcelos, a troca de sinal. Saía a Rede Bandeirantes e entrava o SBT, em definitivo.

Em 1991, o programa Mão Branca é substituído pelo Aqui Agora Fortaleza, noticiário policial que seguia o mesmo padrão do programa Aqui Agora veiculado pelo SBT em São Paulo, que estreava no mesmo ano.

Em 1997, a emissora expandiu sua área de planejamento em marketing, reequipou seu parque tecnológico e pôs em prática um novo plano de jornalismo, apostando em uma programação diversificada para atingir públicos de diferentes segmentos.

Cidade com Record (1998- )

Na madrugada do dia 5 de outubro, numa segunda-feira, a emissora deixou a antiga rede ao sair do ar, retornando com programas locais no início da manhã. A emissora iniciou a nova rede às 8 horas com o telejornal Fala Brasil. Ao trocar o SBT pela Record (na época em que a emissora paulista iniciava um processo de reformulação interna na busca de aperfeiçoar sua profissionalização) provocou reações negativas tanto pelos telespectadores e setor televisivo, pois ninguém acreditava que a mudança de rede era positiva, já que o SBT passou ser retransmitido pelo canal 54 por pouco tempo, com afiliação da TV Jangadeiro, em 1999.

No entanto, a TV Cidade reduziu os programas locais, entre 1998 a 1999, restringindo apenas ao Jornal da Cidade (na noite) pra atender nova afiliação de rede, com exceção dos religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus, que começam a ocupar nas madrugadas aos poucos.

Logo TV Cidade Canal 8 (1)

Em 2000, segundo a revista Tela Viva, a emissora planeja novos formatos de programas depois do término do horário eleitoral gratuito. Também na mesma revista, a área de cobertura é restrita a 42 municípios, com uma população total de 3,6 milhões de habitantes e cerca de 500 mil domicílios com TV, enquanto o restante do estado recebe apenas a programação da rede em via satélite.

Em 2007, a emissora comemora os consecutivos resultados das pesquisas de opinião, entre os telespectadores das diferentes classes sociais, que a colocam em primeiro lugar no índice de audiência em diversos horários.

Logo TV Cidade Canal 8 (2)

Em 2008, a TV Cidade expandiu suas transmissões para o interior do Ceará, substituindo sinais da Record Nacional passando a ser transmitida em até 92% do estado.

Em outubro de 2010 a TV Cidade estreou o portal Cnews, hospedado no portal R7.

Em 31 de agosto de 2011, coincidindo os 30 anos da atual denominação, passou a transmitir em sinal digital

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

categorias

subscribe to my blog