Brilhante é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 28 de setembro de 1981 a 26 de março de 1982 às 20 horas, substituindo Baila Comigo e sendo substituída Sétimo Sentido, totalizando 155 capítulos.
Foi escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Euclydes Marinho e Leonor Bassères e concepção de Gilberto Braga e Daniel Filho, com direção de Marcos Paulo, José Carlos Piéri e Ary Coslov e direção geral de Daniel Filho.
Sinopse
O comércio de jóias e pedras preciosas, e o mistério sobre uma jazida de esmeraldas no pantanal são o fio-condutor de toda trama. Luiza (Vera Fischer) é uma bela designer de jóias que, a passeio em Londres, reencontra uma antiga amiga, Vera (Aracy Balabanian), e acaba testemunhando a morte do marido dela, Oswaldo (José Wilker). De volta ao Brasil, Luiza se surpreende ao ver o mesmo homem vivo, mas com outra identidade, Sidney Ribeiro.
Na mesma altura, Luiza entra em contato com a família Newman, donos da empresa de fabricação e venda de jóias onde ela trabalha. A matriarca da família é a prepotente Chica Newman (Fernanda Montenegro), que se encanta com a jovem e vê a chance de casá-la com seu filho Inácio (Dênis Carvalho), um homossexual. Entretanto, Luiza acaba apaixonando-se por Paulo César (Tarcísio Meira), genro de Chica. Paulo, que já vivia um casamento em crise, abandona a mulher, Maria Isabel (Renée de Vielmond), e inicia um romance com Luiza.
Enquanto isso, obstinada em arrumar uma esposa para o filho, Chica encontra na carreirista Leonor (Renata Sorrah) uma aliada. A moça, filha da não menos interesseira Edite (Eloísa Mafalda), é funcionária de sua empresa e aceita abandonar o marido, o taxista, Carlos (Cláudio Marzo), para casar-se com Inácio Newman.


Deixe um comentário